Anuncie aqui!

Parceiro elite

livro-sql server 2000 - curso completo

quarta-feira, 21 de julho de 2010
Felipe
 
* Capítulo 1 - A teoria de Banco de dados Relacionais: Neste capítulo veremos a teoria de Banco de Dados relacionais. Aprenderemos a identificar o que são Tabelas (entidades) e seus Campos (atributos). Veremos conceitos como chave primária, chave estrangeira, relacionamentos, integridade referencial, diagrama entidade x relacionamentos, normalização e Design de Banco de dados. Este é um capítulo que apresenta a parte teórica necessária ao acompanhamento do restante do livro. Em seguida teremos uma noção de linguagem SQL – Structured Query Language, a qual é utilizada para efetuar pesquisas em Bancos de dados, além de operações como inserção, alteração e exclusão de dados Não avance para os capítulos seguintes sem compreender bem, os conceitos apresentados neste capítulo.

* Capítulo 2 - Uma visão geral do Microsoft SQL Server 2000: Veremos quais as novidades apresentadas pela versão 2000 do Microsoft SQL Server e uma visão geral do mesmo. Também aprenderemos sobre os diferentes ambientes onde o Microsoft SQL Server 2000 pode ser utilizado, bem como as diferentes edições do mesmo para as diferentes edições do Windows 2000. Veremos o conceito de aplicações Cliente Servidor e de aplicações de 3 ou n camadas. Aprenderemos a fazer a instalação do SQL Server, bem como a criar múltiplas instâncias do mesmo em um único servidor. Veremos quais os serviços instalados com o SQL Server, bem como fazer o gerenciamento dos diferentes serviços.

* Capítulo 3 - Vamos apresentar a maneira como são armazenados e criados Bancos de dados. Veremos conceito como Raid 0, Raid 1 e Raid 5. Também aprenderemos a melhor maneira de utilizar o sistema de discos de forma a obter performance dos nossos Bancos de dados. Aprenderemos a utilizar o SQL Server Enterprise Manager para criar Bancos de dados. Também veremos como utilizar o Query Analyzer para criar Bancos de dados. Utilizaremos diversos exemplos, para ilustrar os conceitos apresentados.

* Capítulo 4: Neste capítulo aprenderemos a criar tabelas em um Banco de dados e definir as diversas características de cada campo de cada tabela. Também aprenderemos sobre índices e sobre a criação dos mesmos. Veremos com a correta utilização dos índices pode ajudar na melhoria da performance. Aprenderemos a utilizar diversos comandos T-SQL para criação e monitoramento dos índices.

* Capítulo 5 – Backup, Restore e Agendamento de Tarefas: Informações fundamentais estão armazenadas em Bancos de dados. A perda destas informações pode representar um desastre irrecuperável. Para evitar que tal desastre aconteça, aprenderemos a fazer o Backup das informações contidas em um Banco de dados do Microsoft SQL Server 2000. Veremos os diferentes tipos de Backup possíveis, bem como as vantagens e desvantagens de cada tipo. Também aprenderemos a fazer a restauração dos dados, a partir do Backup, quando necessário. Na seqüência falaremos sobre o agendamento e automatização de tarefas com o SQL Server 2000.

* Capítulo 6 – Segurança no SQL Server 2000: Nos sistemas atuais, principalmente com o crescimento da Internet, segurança é um ponto fundamental. Neste capítulo aprenderemos a configurar a segurança de acesso para um Banco de dados do SQL Server. Veremos como o SQL Server 2000 se Integra com o Active Directory do Windows 2000 e as diversas opções de configuração possíveis. Veremos como configurar a segurança a nível de SERVIDOR\instância, banco de dados e objetos do banco de dados. Apresentaremos diversos exemplos passo-a-passo, para facilitar a aprendizagem dos conceitos apresentados.

* Capítulo 7 – Configuração, monitoramento e gerenciamento do SQL Server 2000: Aprenderemos a configurar, monitorar e gerenciar o servidor SQL. Veremos como utilizar ferramentas como o Microsoft SQL Profiler. Veremos como analisar o desempenho do servidor SQL, através da utilização do Performance Monitor do Windows 2000. Também estaremos utilizando o DTS – Data Transformation Services, para acessar dados de fontes diferentes e consolidá-los em um Banco de dados do SQL Server.

* Capítulo 8 - Replicação de dados: A Replicação de dados é um dos recursos mais importantes e úteis do SQL Server. Veremos o que é a replicação e os diferentes tipos de replicação disponíveis.

* Capítulo 9 – Introdução ao Desenvolvimento de Aplicações: Veremos tópicos relacionados com o desenvolvimento de aplicações com o Microsoft SQL Server 2000. Vamos criar , “Constraints” e “Rules”. Veremos como estes mecanismos podem ajudar a manter a integridade dos dados.

* Capítulo 10 – Triggers e Stored Procedures: Neste capítulo continuaremos tratando de desenvolvimento no SQL Server 2000. Aprenderemos a criar Stored Procedures e Triggers. Veremos como a utilização de Triggers permite que sejam implementadas regras de negócio, no próprio banco de dados. Na parte final do capítulo veremos algumas opções avançadas da linguagem T-SQL.

* Capítulo 11: Acessando dados de um Servidor SQL com o Microsoft Access e com a tecnologia ASP – Active Server Pages. Também aprenderemos sobre a estratégia UDA – Universal Data Access da Microsoft, dentro da qual se encaixam conceitos como ADO (Activex Data Objects) e OLE – DB (Sem tradução).

* Capítulo 12: No capítulo final, abordarei a linguagem XML – Xtensible Markup Language. O mundo Web vive um novo momento, no qual a possibilidade de integração e troca de dados entre os mais diferentes sistemas é uma realidade. O que tornou isto possível é a utilização do XML como uma forma padronizada para troca de informações entre sistemas que vão, desde aplicativos de Mainframe a sistemas modernos desenvolvidos para o ambiente Windows.

* Apêndice A: Um resumo de comandos da linguagem SQL e exemplos práticos através da utilização do SQL. Fontes adicionais de informação sobre o Microsoft SQL Server 2000, na Internet.

Tamanho do arquivo:11,50mb
Pag:818
Formato:pdf

Por favor no final do Download deixe um comentário. Obrigado!

0 comentários:

Postar um comentário

DESCRIÇÃO-AQUI.